Tudo sobre intercâmbio na Espanha

Estudar fora do país pode ser uma experiência incrível. Uma grande oportunidade para enriquecer o currículo e conhecer de perto culturas diferentes e pessoas de outros lugares do mundo. Entre as diversas opções disponíveis, fazer um intercambio na Espanha é uma ideia excelente.

O país não costuma ser um dos destinos mais procurados, mas oferece instituições de ensino excelentes e ótimas oportunidades para quem faz um intercambio na Espanha.

Sevilha, Madri, Barcelona e Granada são apenas algumas opções de cidades onde você pode realizar o seu intercambio na Espanha, e acredite, essa poderá ser uma experiência indescritível na qual vale muito a pena investir.

Se fazer um intercambio na Espanha é o seu objetivo, o artigo de hoje é para você. Confira nos próximos tópicos tudo que você precisa saber antes de fazer as suas malas e embarcar para a terra das touradas.

Tudo sobre intercâmbio na Espanha

O que a experiência de intercambio na Espanha oferece

Antes de optar por um intercambio na Espanha, você provavelmente deve estar imaginando o que essa experiência pode oferecer a você.

Para começar, o nível de excelência das instituições de ensino localizadas no país já são motivo suficiente para querer ter uma experiência acadêmica em uma das escolas espanholas.

Além disso, em um intercambio na Espanha o estudante também vai ter a oportunidade de conhecer e de se envolver em uma cultura completamente diferente e muito rica.

E não é só isso: você vai estar em uma localização próxima a de lugares incríveis do continente europeu e pode aproveitar a estadia para conhecer outros países além da Espanha com bastante facilidade.

Outra grande vantagem que um intercambio na Espanha pode oferecer é o fato de que o idioma espanhol pode ser aprendido pelos alunos brasileiros com bastante facilidade, uma vez que ele é bem parecido com o português.

Com toda a certeza, a vida noturna e as possibilidades de lazer são um atrativo a mais, mas você deve ter em mente de que está fazendo a viagem para estudar.

Tipos de intercambio disponíveis na Espanha

Existem alguns diferentes tipos de intercambio na Espanha e é importante conhecer qual deles é o mais adequado para você.

O primeiro tipo são os cursos de idiomas. Você pode ir para o país simplesmente para aprender ou exercitar o seu espanhol. O ideal, nesse caso, é um curso de duração de 1 ano.

O Espanhol Geral, como é conhecido nas escolas espanholas, abre vagas para receber estudantes estrangeiros todas as segundas-feiras.

Outra opção de intercambio na Espanha é estudar por 1 ano letivo no país, entretanto, é importante ressaltar que o ano letivo das escolas espanholas começam no mês de setembro, diferente do que acontece no Brasil.

Em virtude disso e das documentações e requisitos exigidos, essa pode ser a alternativa de intercambio na Espanha mais complicada de realizar.

Além de adaptar-se a diferença no calendário, o estudante também deverá realizar os trâmites de transferência e de equivalência dos estudos, independente do grau de ensino que esteja cursando.

Outra alternativa é o intercambio de férias na Espanha, que pode ser bastante divertido e, para quem é brasileiro, ainda tem a vantagem de não ser necessário obter um visto de estudante.

Em geral, as agências de intercambio oferecem um pacote de intercambio de férias onde estão inclusos, além das aulas de idioma, atividades de dança, gastronomia e outras atividades relacionadas à cultura do país.

Também é possível fazer um intercambio na Espanha na modalidade de au pair, onde o aluno é recebido por uma família espanhola e vai receber por serviços de cuidado com as crianças da casa durante a estadia no país.

Porém, para participar desse tipo de programa de intercambio, é necessário que o candidato preencha os requisitos a seguir:

  • Idade entre 18 e 30 anos;
  • Seguro de vida com validade em todo território europeu;
  • Comprovar que possui os recursos financeiros necessários para se manter durante o período da viagem;
  • Comprovar experiência de trabalho com crianças;
  • Ter interesse em aprender o idioma espanhol.

De forma geral, um intercambio na Espanha tem duração de acordo com o tipo escolhido pelo aluno.

Algumas opções de curso podem durar apenas um mês, como no caso do intercambio de férias, enquanto outros tipos podem ter duração de 1 ano, como no caso do ano letivo na Espanha, 2 anos no caso do programa au pair e entre 3 meses e 1 ano no caso dos cursos de idioma.

A duração do curso que você vai realizar depende de quanto tempo você tem disponível para viver na Espanha.

Vale a pena ressaltar que caso a duração do curso seja de menos de 3 meses, não é necessário solicitar o visto de estudante.

Visto de Estudante

Quem vai fazer um intercambio na Espanha com duração superior a 90 dias, precisa solicitar um visto de estudante para entrar e permanecer no país.

Para solicitar o visto, é necessário entrar em contato com um dos consulados da Espanha no Brasil, levando a seguinte documentação:

  • Formulário preenchido de pedido de visto de estudante;
  • Fotografia 3×4 com fundo branco e recente;
  • Passaporte com validade mínima de 1 ano. Levar original e cópia;
  • Atestado médico, original e cópia. Deve atestar que você não possui nenhum doença de quarentena, não tem problemas psiquiátricos, nem alucinações e nem problemas com drogas;
  • Um certificado de antecedentes criminais, que deve ser conseguido com no máximo 15 dias antes de ir ao consulado. Esse documento pode ser feito na Secretaria de Segurança Pública do Estado na Polícia Federal;
  • Carta que comprove que você está matriculado na escola escolhida para fazer o intercâmbio na Espanha;
  • Comprovar que tem 1.000 euros para cada mês que pretende ficar na Espanha estudando ou se ficará com uma família, um “compromisso público de manutenção”;
  • Seguro de saúde internacional;
  • Diploma de estudos concluídos no Brasil.

No artigo de hoje você viu tudo que precisa saber antes de embarcar para uma experiência de intercambio na Espanha, para enriquecer o seu currículo e conhecer de perto o país das touradas.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.

Aqui você encontra detalhes sobre diversas opções de intercâmbio e muitas dicas para as suas viagens internacionais.Se tiver alguma sugestão ou dúvida ou se quiser dividir a sua experiência de intercambio na Espanha com a gente, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 / 10