Fazer um intercambio na Europa é o sonho não apenas de diversos estudantes brasileiros, como também de pessoas de todas as nacionalidades em virtude do grau de excelência das instituições de ensino que ficam localizadas na maior parte dos países europeus.
E não é apenas pela qualidade de ensino que tantas pessoas procuram um intercambio na Europa. O Velho Continente também oferece diversos outros atrativos.
Se você está pensando em fazer um intercambio na Europa, é importante se informar sobre o assunto antes de escolher o seu destino e fazer as suas malas em busca de uma experiência internacional de ensino que vai ser muito enriquecedora para o seu currículo.
Pensando nisso, separamos no artigo de hoje tudo que você precisa saber para fazer um intercambio na Europa. Para saber mais, continue lendo.
Quais são as opções para quem quer fazer um intercambio na Europa?
Quem quer fazer um intercambio na Europa tem a opção de escolher entre diversos tipos de cursos que pode realizar para enriquecer seu currículo com uma experiência de ensino no exterior. A escolha vai depender do seu destino, dos seus objetivos e das suas prioridades.
Entre as opções de cursos de intercambio na Europa que você pode escolher, estão as seguintes alternativas:
- Cursos de idiomas;
- Ano acadêmico;
- Voluntariado;
- Trabalho e estudos;
- Cursos de verão;
- Estágios.
Para fazer o seu intercambio na Europa, o caminho mais simples, e com mais simples queremos dizer menos burocrático, é contratando os serviços de uma agencia de intercambio.
Essas agências são empresas especializadas no tema e vão ajudar você em procedimentos como solicitação do visto, realizar a parte burocrática da viagem, comprar as passagens, auxiliar na hora de encontrar um alojamento e muito mais.
Entretanto, se você quiser, poderá preparar tudo para o seu intercambio na Europa sozinho, entrando em contato com as escolas, e tudo o mais que seja necessário de forma independente.
Motivos para investir em um intercambio na Europa
Existem uma série de razões para escolher realizar um intercambio na Europa, e se você ainda tem alguma dúvida sobre escolher o Velho Mundo como o seu destino, vamos apontar para você algumas dessas razões.
O continente europeu é um dos mais interessantes de todo o mundo não apenas para estudar em escolas de excelência, mas também pelo fator cultural que a experiência pode proporcionar.
Veja a seguir 3 grandes motivos para fazer um intercambio na Europa:
- Paisagens, história e cultura
O continente é o berço das mais incríveis histórias da humanidade, em especial da cultura ocidental.
No Velho Mundo é que nasceram as ciências, a música clássica, o rock, a monarquia, o cristianismo e várias outras religiões.
Em uma experiência de intercambio na Europa, você vai poder fazer praticamente um mergulho sobre livros de história, vendo de perto o contraste entre as cidades mais modernas do mundo e suas raízes históricas profundas.
Além disso, o continente é palco de cenários deslumbrantes, desde lagos e montanhas à praias paradisíacas que já serviram de pano de fundo para as mais diversas produções cinematográficas.
- Clima diversificado
Outro ponto positivo para realizar um intercambio na Europa é a grande diversidade climática que acontece entre os países da região.
Não importa se você gosta mais do frio ou se sente mais confortável no calor, no continente é possível experimentar um pouquinho de cada um deles.
Entretanto, para os brasileiros, sem dúvidas, um dos maiores atrativos é conhecer o rigoroso frio europeu, com direito a assistir as precipitações de neve que acontecem no período de inverno, entre as comemorações do Natal e do Ano Novo.
Se o seu intercambio na Europa tiver uma duração de pelo menos 1 ano, você vai poder curtir as 4 estações do ano de maneira bem definida.
- Facilidade de locomoção
A facilidade de se locomover e de conhecer diversos países do continente é mais uma das razões de fazer o seu intercambio na Europa.
O sistema de transporte da maior parte dos países europeus é bastante eficiente, tanto para você viajar entre um país e outro quanto para se locomover dentro das cidades europeias.
Nas principais capitais você vai poder se locomover tranquilamente e em segurança, seja andando de metrô, de trem ou de ônibus.
Principais destinos de intercâmbio na Europa
Vamos falar agora sobre os principais destinos de intercambio na Europa, que são escolhidos todos os anos por estudantes do mundo inteiro.
INGLATERRA
A Inglaterra é um dos principais destinos de intercambio na Europa por ser o berço da língua inglesa, o que faz com que o país seja o lugar ideal de quem deseja estudar o idioma.
Além da possibilidade de fazer cursos de inglês, na Inglaterra estão localizadas as melhores universidades de todo o mundo, tais como Oxford e Cambridge.
IRLANDA
A Irlanda é um dos destinos mais queridos dos brasileiros que fazem intercambio na Europa.
O que torna esse um destino ainda mais procurado do que a Inglaterra são os preços, que são bem mais em conta.
Além de ótimas escolas de idiomas, o país também oferece universidades com nível de excelência.
Outra vantagem é que no país os intercambistas podem tirar um visto que permite que eles trabalhem para custear a sua estadia no país.
PORTUGAL
Portugal também é um destino bastante procurado pelos brasileiros interessados em fazer um intercambio na Europa, e a facilidade de lidar com o idioma é um dos motivos disso acontecer.
Além disso, os brasileiros podem contar com o apoio do CNPq e do CAPS para obterem bolsas de estudo para estudar no país europeu.
No artigo de hoje você viu todas as informações que você precisa saber antes de fazer um intercambio na Europa, preparando você para o que você vai encontrar no Velho Mundo.
Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também o arquivo do blog para ver diversas dicas de intercâmbio e viagens internacionais.Tem alguma pergunta, sugestão ou gostaria de contar para a gente sobre a sua experiência de intercambio na Europa, deixe seu o comentário a seguir.
Comentários