Uma das maiores belezas naturais de Malta são as águas cristalinas do Mar Mediterrâneo. Por essa razão, é natural que a preocupação em preservar esse bem tão precioso esteja constantemente em evidência e é justamente esse o foco do projeto “Clean the Seas” (Limpe os mares). Finalizado em julho deste ano, a iniciativa promoveu a coleta de lixo das águas e o resultado equivale a mais de 140 quilos de plástico recolhidos da costa de Malta.
De acordo com o jornal Times of Malta, o projeto foi desenvolvido pela empresa Mr. Green, em parceria com a Universidade de Malta. A iniciativa, contudo, contou com a colaboração de muito mais gente, desde funcionários de empresas locais a estudantes do Reino Unido.
Para organizar o processo de coleta do lixo, a costa de Malta foi dividida em quatro rotas e cada uma delas foi visitada em semanas alternadas. Todo o lixo foi pesado e categorizado e, entre os itens mais comuns, foram encontradas garrafas, sacolas plásticas, tampas e pratos de plástico. O porto de Valletta foi um dos locais com mais lixo, correspondendo a 36% do total coletado, e mesmo que o projeto demonstre apenas um pequeno pedaço da poluição dos oceanos, serve como uma perspectiva instigante para a mudança de hábitos.
Como popular destino turístico, Malta pretende encorajar seus visitantes e moradores ao consumo e descarte consciente, com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo nas águas locais. Em um cenário gigantesco, mesmo uma pequena mudança pode fazer diferença. Por isso, todos precisam fazer sua parte.
[button link=”https://enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]
Comentários