Valletta, capital de Malta, será o centro cultura europeia em 2018. Nomeada a Capital Cultural da Europa para o ano, a cidade está se preparando para os holofotes com ações que transbordam engajamento cultural. Uma delas é a Curatorial School, evento que promove a capacitação de artistas de diferentes setores na Universidade de Malta.
A ação é voltada para estudantes especializados em artes finas, educação artística, administração artística, curadoria e história da arte. O processo de capacitação visa fornecer ferramentas, conhecimento e incentivo aos artistas locais para que eles tomem parte no meio cultural que irá abraçar a cidade no próximo ano.
A iniciativa da Capital Cultural da Europa visa elucidar a riqueza e diversidade da arte em diferentes países, celebrando múltiplas expressões artísticas e mobilizando a comunidade para o envolvimento por meio da cultura. O título instiga cidades a buscarem fomentar a cultura de maneira abrangente e atrai novos investimentos para o setor. No próximo ano a cidade de Valletta irá tornar-se a Capital Cultural da Europa, juntamente com a cidade de Leeuwarden, na Holanda. A cidade de Galway, na Irlanda, também está se preparando para assumir o título, em 2020. Mais informações sobre os eventos na cidade de Valletta podem ser conferidas aqui.
Comentários