Todas as fazendas irlandesas, as terras de milhares de tons de verdes, os arredores das cidades, os parques estão agora em uma espécie de alerta. De acordo com o jornal Independent, uma praga causada por um inseto tem causado problemas no Reino Unido, e agora especialistas avisam que ela provavelmente chegará à Irlanda até o final do verão.
Trata-se da traça da couve (diamond back moth em inglês, Plutella xylostella é o nome científico). Os números dessa espécie registrados no Reino Unido aumentaram drasticamente, e as projeções são de que elas em breve alcancem a Irlanda por terem alto potencial migratório – além de voarem, são facilmente carregadas pelo vento.
O problema para o irlandês é que a traça é considerada uma super praga, resistente à maioria dos inseticidas e, apesar de ter ciclo de vida de quinze dias apenas, de fácil reprodução em clima quente, como o encontrado na Irlanda no verão, em torno dos 25°C. As larvas se alimentam de vegetais, e a notícia gerou preocupação em produtores de couve-flor e repolho.
No pior dos cenários, talvez alguns vegetais fiquem mais caros e escassos no mercado. Talvez alguns intercambistas possam contemplar a invasao dos animais. Para que isso não aconteça, os agricultores prometem se preparar.
Comentários