O hobby preferido de muitos intercambistas é viajar e se essa mesma pessoa alimenta o interesse por gastronomia, suas viagens tornam-se ainda mais prazerosas com a oportunidade de experimentar pratos de diferentes países. Cada região do planeta tem ingredientes únicos, preparações específicas e cardápios inigualáveis. O que muita gente não sabe é que cada país possui também seus próprios hábitos à mesa e pode ser desrespeitoso cometer gafes durante as refeições. A plataforma Wimdu criou um manual de hábitos à mesa com curiosidades sobre dez países mundo afora e, para que ninguém passe vergonha, a Enjoy compartilha algumas dicas.
- Na Alemanha, ao comer batatas é preferencial amassá-las com um garfo e não cortá-las. Usar uma faca significaria que você pensa que as batatas estão duras demais ou mal cozidas.
- Na Espanha, não é educado sair correndo da mesa logo após a refeição. O convidado deve ficar para a sobremesa e aproveitar o seu tempo ali para conversar e interagir com as pessoas com as quais dividiu sua refeição.
- Na França, deve-se manter as duas mãos sobre a mesa, ao invés de deixa-las sobre o colo. Dessa forma, todos poderão ver onde suas mãos estão e não ficarão imaginando o que você poderia estar fazendo com elas embaixo da mesa…
- Se você comer aspargos na Inglaterra, não deve usar garfo e faca, mas sim pegá-los com a mão. Tradicionalmente, são servidos para ser degustados com molhos.
- De acordo com uma tradição histórica, na Hungria não se deve brindar com cerveja no copo. Quando os austríacos celebraram sua vitória na Revolução Húngara, em 1848, eles brindaram com pints de cerveja e por essa razão os húngaros fizeram votos para não brindarem com cerveja por 150 anos. A tradição foi mantida até hoje, mas outros tipos de bebida estão liberados.
- No México, é considerado esnobe usar talheres ao comer tacos. O mais comum é comê-los com as mãos mesmo, como os mexicanos estão acostumados.
- Se você for a uma festa na Geórgia, na hora do brinde beba sua taça de uma vez só. Essa é a regra dos tradicionais jantares na região.
- No Japão, descanse os hashis na posição horizontal ao lado do prato e não dentro dele. Na cultura japonesa, os hashis são apresentados dentro do prato em cerimônias fúnebres e o hábito pode atrair má sorte, se percebido fora de contexto.
- Na Coreia, é mais respeitoso aceitar pratos de alimento com as duas mãos, ao invés de pegá-los com apenas uma. O hábito é muito comum quando você recebe comida de pessoas mais velhas que você.
- Na Tailândia, a colher é o principal utensílio à mesa e por essa razão você deve utilizá-la para levar comida à boca. O garfo deve servir apenas para ajudar a empurrar a comida para dentro da colher.
Comentários